top of page

Blog da Adapt

Conteúdos transformadores!

8 vantagens do ensino a distância para as instituições de ensino superior no Brasil

O ensino a distância tem crescido bastante no Brasil, quebrando diversas barreiras e possibilitando que alunos de diversas regiões consigam ter acesso a grandes universidades. Tudo isso por meio de instituições de ensino superior que contam com uma área especializada de EaD ou por meio de polos. 


De 2011 a 2021, a educação a distância cresceu cerca de 470% no país, contrastando com uma queda de 23,4% no ensino presencial, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Por conta desse crescimento, é necessário avaliar por que ter essa modalidade presente na instituição e quais são seus benefícios. Confira agora tudo sobre o assunto aqui, no blog da Adapt!



De 2011 a 2021, a educação a distância cresceu cerca de 470% no país, contrastando com uma queda de 23,4% no ensino presencial


Crescimento do EaD


O ensino a distância teve uma grande evolução, impulsionada também pela pandemia, que deixou todos em casa. Porém, desde de 2017, já era notado pelo MEC que a modalidade vinha ganhando espaço. 


Além dos ingressantes, o número de cursos e polos para o ensino a distância também cresceu. Em 2012, 1.148 cursos eram ofertados em EaD. Já 10 anos depois, o número saltou para 9.186 – um crescimento de 700%. 


Número de matriculados


Em 2020, foi registrado um aumento no número de matriculados na modalidade a distância, ultrapassando a quantidade de alunos que queriam ingressar nos cursos presenciais. 

Segundo o Censo de Educação Superior do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 53% dos ingressantes estavam inscritos no EaD, enquanto 46% escolheram o presencial. 


Isso revela o quanto o ensino a distância é uma modalidade acessível e bastante procurada, principalmente pelo público com média de idade de 26 anos, enquanto o presencial se concentra entre 21 anos ou menos. 


Os cursos mais buscados estão na área da licenciatura, contando com 59% das matrículas. Isso quer dizer que os futuros professores estão se formando a distância, o que abre  horizontes para diferentes pessoas de diversos locais. 



Segundo o Censo de Educação Superior do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 53% dos ingressantes estavam inscritos no EaD, enquanto 46% escolheram o presencial. 


Ministério da Educação e o EaD


Diante do aumento tanto de cursos como de alunos no EaD, o MEC precisou instaurar alguns critérios para que as instituições de ensino pudessem oferecer a modalidade dentro de um padrão. 


Assim, os alunos podem conferir, antes mesmo de se matricularem, se a faculdade EaD é reconhecida pelo MEC para ofertar cursos a distância e também qual é a sua nota dentro dos parâmetros. 


8 vantagens do ensino a distância para as IES


Para os alunos, as vantagens da educação a distância são enormes, principalmente pela inclusão que essa modalidade proporciona. Além disso, as instituições de ensino, como faculdades e universidades, também são beneficiadas em diversos âmbitos. Confira agora!


  1. Ampla acessibilidade

É incrível como o ensino a distância possibilita o acesso a cursos e programas educacionais de qualquer lugar, eliminando barreiras geográficas. As instituições podem receber mais alunos de diversas regiões.


Todos eles podem ser colocados na mesma aula on-line, sem nenhum tipo de impedimento de localidade. É benéfico para as pessoas que moram em regiões afastadas e também para a instituição, que consegue ampliar o seu alcance e o seu público. 


  1. Redução de custos operacionais

Receber mais pessoas seria um grande investimento em estrutura física, e isso levaria tempo também. Quando a instituição consegue promover o EaD de forma funcional, o impacto de mais alunos não será sentido presencialmente. 


As instituições podem economizar em infraestrutura física, transporte e recursos, promovendo uma gestão financeira mais eficiente. 


  1. Flexibilidade para alunos e professores

Os benefícios, como dito anteriormente, são estendidos aos alunos, mas os professores contratados pela instituição também são beneficiados durante seus períodos de trabalho com as turmas. 


A flexibilidade de horários e a personalização do aprendizado permitem que alunos e professores ajustem suas agendas conforme as necessidades individuais. Dessa forma, os conteúdos estarão à disposição quando os educadores os disponibilizarem, para que sejam vistos quantas vezes forem necessárias e a qualquer momento. 


  1. Diversificação de ofertas de cursos

Por não ser necessária uma estrutura física, a universidade ou a faculdade consegue aumentar a sua oferta de cursos para diferentes áreas do conhecimento. 


O EaD permite que as instituições ampliem sua gama de cursos e programas, atendendo a uma maior variedade de interesses e demandas do mercado. Tudo isso de forma síncrona ou assíncrona. 


  1. Acompanhamento personalizado

As plataformas de EaD possibilitam o acompanhamento individualizado do desempenho dos alunos, permitindo intervenções precisas quando necessário. Assim, os professores conseguem ter um controle maior de cada turma, proporcionando uma experiência individualizada.


Dentro dessa gestão, é possível utilizar ferramentas tecnológicas modernas que melhoram a experiência e o aprendizado. 


  1. Inclusão e diversidade

O EaD contribui para a inclusão de diferentes perfis de alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais, promovendo um ambiente educacional mais diversificado e igualitário.


Esse, inclusive, é um dos critérios do MEC para que uma instituição possa ser aprovada na modalidade a distância. É necessário ofertar cursos com recursos inclusivos e que proporcionem uma boa experiência para os alunos.


  1. Atualização rápida de conteúdo

A facilidade de atualização e adaptação de materiais didáticos no ambiente on-line garante que o conteúdo esteja sempre alinhado com as últimas tendências e descobertas.


Os professores conseguem fazer atualizações e edições constantes quando precisam, para manter o material atualizado e de acordo com aquilo que eles e a turma de alunos esperam para o aprendizado. 


  1. Maior retenção de alunos

A flexibilidade e a interatividade do ensino a distância podem contribuir para uma maior taxa de retenção de alunos, proporcionando uma experiência educacional mais adaptável às suas necessidades.


Além disso, a maior retenção de alunos resulta em ganhos para a instituição no geral. Por isso, é preciso investir em todas as tecnologias de última geração e em conteúdos ricos para acompanhar a evolução do ensino. 


A modalidade de ensino a distância está cada vez mais se destacando. É imprescindível que as instituições se preparem para ofertá-la com qualidade e dentro dos critérios do Ministério da Educação. 


Para que a instituição de ensino superior esteja preparada, a Adapt está aqui para ajudar, com conteúdos excelentes e personalizados, metodologias ativas de aprendizagem e sem a utilização de acervos. 


Tudo isso proporciona uma experiência melhorada para os alunos e também para faculdades e universidades, que conseguem se destacar por conta de sua qualidade. Continue nos acompanhando e tenha detalhes dos nossos serviços e dos conteúdos que publicamos em nosso blog!














bottom of page