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Blog da Adapt

Conteúdos transformadores!

Estratégias de engajamento para Educação Corporativa

Atualizado: 12 de mar.

A Educação a Distância era uma tendência inevitável dentro das organizações, a chegada de novas tecnologias e de novos modelos de trabalho trazia junto a necessidade de reinventar a área de Treinamento & Desenvolvimento nas empresas.


Kava Adapt Edtech

Muitas organizações entenderam rapidamente este momento e conseguiram fazer uma transição planejada, algumas outras foram pegas de surpresa pela pandemia da COVID-19 e se viram obrigadas a fazer uma transição rápida, sem o planejamento necessário. Esse cenário trouxe muitas consequências que foram sentidas pelos profissionais da área, e uma das dores mais comuns é a falta de engajamento na aprendizagem digital.


É indiscutível a quantidade de benefícios dos treinamentos digitais assíncronos, colocando o aluno no centro das decisões e trazendo flexibilidade para as características de cada colaborador. Existe, no entanto, uma necessidade de sensibilizar os colaboradores quanto à importância de uma aprendizagem contínua e auto direcionada, e é aí que entra o desafio do engajamento.


Neste post irei trazer algumas estratégias que ajudam a aumentar o engajamento dos alunos na Educação a Distância Corporativa, a ideia é trazer diferentes possibilidades para diferentes momentos da jornada de aprendizagem, trazendo flexibilidade para a sua escolha.



Educação a Distância Corporativa: confira exemplos práticos

Aproveitem o conteúdo!


Pré curso

Este momento é crucial na jornada de engajamento dos colaboradores e o principal objetivo aqui é conseguir os sensibilizar quanto à importância do conteúdo. Mas como podemos fazer isso? Neste primeiro tópico irei explorar algumas alternativas para o início da jornada, quando o aluno ainda precisa entender a necessidade de fazer o curso, ou ter uma curiosidade pelo tema.

Vídeo Teaser

Sabe aquele trailer empolgante de um filme? Aquela propaganda que toca no sentimento? Aquele vídeo curioso? Pois é, a ideia aqui é fazer um trabalho nesse sentido!

É um vídeo curto, com um bom storytelling, com músicas e imagens impactantes e contagiantes. Outro ponto que pode ser utilizado é a participação dos próprios colaboradores no vídeo, falando um pouco sobre o tema e convidando os demais a participarem. Um material como este traz um engajamento muito grande das pessoas e gera uma grande curiosidade, adoramos fazer isso aqui na Adapt Edtech e é muito legal receber o feedback dos clientes!

Ações presenciais

Algumas peças gráficas impressas, como adesivos ou outros recursos podem ser aliados do engajamento! Podem ser QR codes “misteriosos” no escritório que direcionam para as trilhas de aprendizagem, pode ser um retrato no banheiro falando sobre diversidade e inclusão e direcionando para um curso sobre o tema, podem ser bilhetes com frases provocativas sobre algum assunto na mesa das pessoas, entre outras alternativas.

A ideia de brincar com a curiosidade das pessoas ou sensibilizar sobre o tema no ambiente corporativo deve ser considerada para criar um ecossistema todo conectado em torno da capacitação, reforçando a cultura de desenvolvimento da empresa!

E-mails

Imagine receber um e-mail da área de Gente & Gestão com uma super promoção ou com alguma característica de SPAM bem estranha. Isso geraria muita curiosidade e dúvida nas pessoas, certo? Isso é um exemplo de como podemos utilizar o e-mail como ferramenta para sensibilizar sobre um tema! No exemplo acima, poderia ser justamente um e-mail com um conteúdo resumindo o tema e direcionando para um curso sobre o tema de cibersegurança. Pense sempre se o e-mail chamaria a sua atenção e despertaria a sua curiosidade, e planeje uma ação para envio aos colaboradores!

Durante o curso


Título e descrição

Você provavelmente não sabia dessa informação, mas um dos grandes motivos de evasão nos cursos está no fato do título e descrição dos cursos não estarem de acordo com o conteúdo que o aluno encontra quando acessa a ação! Isso mesmo! Quem nunca se deparou com um título sensacionalista no Youtube e se frustrou quando abriu o vídeo? Quem nunca deixou passar um conteúdo que poderia ser muito bom por ter um título e descrição pouco atrativos? Isso parece pouco, mas é muito importante! Tente sempre cuidar para ser claro e criativo nestes pontos, e ainda assim conseguir chamar a atenção dos colaboradores!

Interatividade e ludicidade

Tão importante quanto um trabalho de comunicação é um curso lúdico e interativo, o engajamento pode estar diretamente relacionado à qualidade do conteúdo que o aluno está acessando. Existem pessoas mais auditivas, visuais, cinestésicas, então um bom conteúdo consegue mesclar diferentes objetos educacionais e agradar aos diferentes perfis de aprendizagem. Além disso, é importante ter uma boa proposta metodológica e visual, trazendo fluidez durante a navegação para garantir uma absorção leve e divertida do conteúdo. Gamificação, objetos interativos, vídeos, podcasts, quizzes, são muitas possibilidades a serem exploradas em um bom curso!

Vídeos depoimento

Um gatilho muito comum utilizado na área comercial é da prova social. Pessoas tendem a ir em um restaurante cheio, tendem a comprar um item que várias pessoas estão comprando, isso se chama prova social! A ideia de ter um colaborador dando um depoimento elogiando e indicando o curso é clara: Se outras pessoas estão fazendo e gostando, é porque deve ser bom. A utilização de um próprio colaborador nessa estratégia também gera identificação e proximidade, é uma excelente estratégia para garantir maior engajamento no conteúdo.

Pílulas de conteúdo

Outra excelente estratégia para engajamento dos colaboradores é o envio de pílulas de conteúdo. É possível trabalhar com uma espécie de newsletter sobre o tema, um boletim de inteligência, uma curiosidade… tudo isso pode ser enviado em pequenas gotas de conhecimento que possam instigar o aluno a se aprofundar no assunto, essas pílulas podem ser acompanhadas de um CTA (Call to action) para que o colaborador acesse o conteúdo completo na plataforma.

Conclusão


Você já deve saber que o engajamento é muito importante para a capacitação digital, e deve ter percebido com a leitura deste artigo que as estratégias de engajamento estão muito relacionadas à comunicação. Setores de marketing bem estruturados trabalham envio de conteúdos ricos, atração, pílulas de conhecimento, tudo com o objetivo de educar o lead sobre o tema e trazer para uma possível levantada de mão. A ideia aqui é muito próxima do que os times de marketing fazem, devemos nutrir constantemente os colaboradores sobre a importância da capacitação e ter isso muito atrelado à cultura da organização.

Estudar é cansativo e, para muitas pessoas, “dolorido”, é simples fazer uma analogia com uma academia! Quem nunca deixou de ir para a academia por conta de um tempo chuvoso ou qualquer outro motivo “irrelevante”? A diferença é que se você tiver um personal trainer te esperando lá você irá encontrar um jeito de ir, pois sabe que ele estará lá te acompanhando e trazendo forças para seguir. Se a sua área de Treinamento & Desenvolvimento conseguir ser o personal trainer, estando próxima dos alunos com um contato e acompanhamento constantes, a tendência é conseguir um maior engajamento!

Para finalizar segue uma última dica interessante. É possível trabalhar com estratégias que estarão presentes em todas as etapas do processo, um bom exemplo é uma boa estratégia de gamificação, trabalhando o reconhecimento e recompensa conforme a participação do aluno nas ações de capacitação. A gamificação pode estar presente dentro do próprio curso, na sua plataforma LMS ou até como ação conjunta com outras áreas da empresa.

Espero que este conteúdo tenha sido relevante para você e possa inspirar seu time a trabalhar constantemente para garantir maior engajamento! Se precisar de qualquer apoio para isso acione o time Adapt Edtech, adoramos conversar sobre o tema e apoiar em qualquer etapa do seu projeto!

 

Entre em contato conosco agora mesmo, e converse com um dos nossos consultores educacionais! Adapt Edtech está à disposição para transformar o Treinamento e Desenvolvimento da sua Empresa.













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