Porque as telas interativas contribuem para uma EAD mais rica

Quando conheci a EAD foi como me apaixonar, pois ali vi um dos segmentos mais importantes do mundo ser impactado pela revolução tecnológica e a oportunidade para medir, gerir e melhorar a Educação.

Fazendo uma retrospectiva, me recordo das possibilidades tecnológicas que o mercado apresentava ao mundo; eram diversos os objetos que as fábricas de conteúdo desenvolviam em um formato customizado e exclusivo para cada cliente.


Apesar da EAD ter iniciado seus passos no segmento Acadêmico, foi no segmento Corporativo que alcançou a evolução das tecnologias disponíveis atualmente no mercado. Um dos objetos de aprendizagem que mais progrediu nos últimos tempos, foram as telas interativas, conhecidas também como "Rapid Learning", recurso gerado através de ferramentas de autoria. Mesmo as telas interativas sendo presente nos dois segmentos no que diz respeito a Educação a Distância, ainda há quem se pergunte:

Por que telas interativas na EAD?


As telas interativas foi uma das tecnologias que mais trouxeram resultados para o mundo corporativo e há anos é uma das principais soluções tecnológicas responsáveis por medir e gerenciar uma trilha de aprendizagem nestes ambientes, quando acompanhada por metodologias ativas. As telas interativas mais utilizadas são as de formato HTML, em que se faz possível a aplicação do SCORM. É através das telas interativas HTML com SCORM aliadas à metodologias ativas que é possível dar feedback constante ao aluno, além de entende como e quando este não absorveu a quantidade em qualidade necessária de informação transmitida através dos relatórios gerados. Essas informações dos relatórios estatísticos, possibilitam a instituição de ensino a melhorar a experiência de aprendizagem do aluno nos momentos em que ele mais apresenta dificuldade. É valido ressaltar que quando aumentamos o nível de aprendizagem dos alunos, automaticamente diminuímos a evasão acadêmica, que ainda é um dos problemas atuais vividos pela IES no Brasil. É sabido que há alguns anos atrás, o custo para se produzir uma tela interativa com as fábricas de conteúdo de EAD do mercado era altíssimo, pois as tecnologias necessárias para desenvolver telas interativas de qualidade exigia a necessidade de uma equipe técnica com conhecimentos avançados, além do alto custo com as próprias ferramentas de autoria. Felizmente, isso tudo já mudou.

Ou seja, o que antes chegava a valores exorbitantes que não refletiam a realidade e potencial de investimento das IES para uma EAD interativa, não é mais algo que impossibilite levar objetos de aprendizagem que geram mais engajamento e ludicidade para os alunos nas disciplinas EAD.


Se a sua instituição de ensino desenvolve objetos de aprendizagem com terceiros e ainda está se deparando com custos altíssimos para produção de telas interativas com as cotações do mercado, desconfie; com o avanço das tecnologias, surgiram mais opções no mercado e de forma a facilitar tudo que antes era impeditivo.


Para as telas interativas não foi diferente: o que antes precisava de uma equipe para desenvolver, hoje uma pessoa sem conhecimento em programação ou Design pode desenvolver telas interativas, podendo exportar o recurso em SCORM e todo em HTML5 através de cliques. Um dos exemplos que mais gostamos de citar aqui na Adapt ED quando o assunto é uso de telas interativas na Educação a Distância, é a possibilidade de medir o tempo de visualização e aprendizado de uma videoaula e entender se o aluno realmente adquiriu aprendizados ao assistir a videoaula proposta. Isso é uma solução simples que enriquece a trilha de aprendizagem dos alunos.

Outro, dos vários benefícios das telas interativas é que elas podem ser criadas e desenvolvidas com diversos recursos, como:

- Ilustrações (personagens, ícones, cenários);

- Animações (whiteboard, storytelling);

- Artes 2D e 3D;

- Vídeos;

- Simuladores virtuais;

- Gamificação.

Conseguem ver como essa (R)evolução tecnológica gera uma corrida pela melhoria contínua dentro das instituições de ensino ao pensar em uma EAD mais interativa? Deixo o desafio deste artigo até como uma provocação: A sua instituição de ensino já testou uma ferramenta de autoria que desenvolve telas interativas?

Teste, vivencie as possibilidades que a tecnologia pode proporcionar, reinvente a forma com que a sua instituição de ensino leva o aprendizado ao aluno de EAD.

Não precisa estar recheado de objetos de aprendizagem, mas é necessário que a implementação de metodologias ativas aliada à objetos lúdicos na EAD faça com que seu aluno possa cada vez mais se tornar o protagonista do aprendizado.  Nós da Adapt EAD viemos com a missão de auxiliar as IES do Brasil que desejam desenvolver uma EAD interativa, e por que não começar pelas telas interativas? Se este é um desejo da sua instituição de ensino, entre em contato com a nossa equipe! Somos parceiros exclusivos da Mobiliza para apoiar instituições de ensino nos primeiros passos com a ferramenta de autoria Applique.


Espero que este artigo tenha te ajudado a entender porque as telas interativas são objetos de aprendizagem a se apostar na EAD.

Até o próximo, Fernando Cavagioni | Cofundador e Consultor Educacional da Adapt EAD


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